terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Lisboa Cidade Pagã? Ou sede gigante do Barclay’s

Não sei quem é o responsável pelo projecto das iluminações de Natal da Cidade de Lisboa, mas não tenho dúvidas em afirmar que tem uma total falta de gosto e ausência de qualquer sentido estético!! Não há coerência, nem fio condutor para quem procura alguma alegria que compense o espírito negativo que invadiu o País!
Desde miúdo que me lembro da alegria que tinha quando os meus pais me levavam a ver as iluminações dos prédios de Lisboa – a Avª da Liberdade, as fachadas do Marquês, a Estatua, o Rossio, o Chiado, a Baixa eram deslumbrantes !! – Agora a cidade virou azul ! Não é que eu tenha nada contra o Futebol Clube do Porto ou o Belenenses, mas “embrulhar” a estátua do Marquês de fita azul que mais parece um rolo de papel higiénico !!!!
A Avª da Liberdade com chuva azul e o Rossio de azul “cueca” parece um perlongamento da Campanha publicitária do Banco Barclay’s, será que foi aí que António Costa se financiou ?? Quem assitiu à aparatosa e Hollywoodesca tomada de posse ( diga-se com muito estilo , dignidade e bem montada) estaria à espera de uma gestão mais criteriosa, criativa e menos monocromática !! Afinal o Natal sempre teve mais cores, o que é feito do verde esperança, do encarnado alegria e do dourado ( o ouro que já não temos!!) ???.
Por outro lado não queremos ser tão fundamentalistas como os suíços com os minaretes mas inundar a cidade com Pais Natais e árvores de Natal ( umas pindericas e outras candidatas ao guiness !) e esquecer o verdadeiro símbolo da quadra – o nascimento de Jesus a 25 de Dezembro, parece-me demais !!!
Não querendo obrigar todos os Lisboetas a encherem as Igrejas e penso que cada um deva optar pela religião em que acredita, mas o que é feito dos presépios ??? A arvore Zon não ficaria ensombrada se se restabelecesse o Presépio gigante que durante anos encimava o Parque Eduardo VII com o seu fundo musical. E o Presépio do Rossio em tamanho real, onde vários coros animavam as tardes e noites da quadra ?? E os presépios vivos aqui e ali e aqueles que as paróquias se empenhavam em montar – Alcantara, Estrela, S. Mamede, Santo –O-Velho entre outros !!
Resumimo-nos em 2009 a um presépio em reprego de madeira no Chiado, onde até parte das figuras já foram roubadas e vandalizadas !!
Criemos um movimento que dinamize para 2010 a restituição da tradição Cristã ( 90% dos Portugueses são católicos praticantes ou não !!) e inundemos Lisboa de Presépios que funcionem como polos de auxilio a necessitados e ligação as instituições de solidariedade, sem prejuízo das árvores de Natal !
E quanto às luzes e à onda azul – que o bom gosto e a criatividade seja reposta e que a CML delegue em pessoas com melhores conceitos estéticos ! E os particulares dêm vida à nossa cidade – ponham luzes nas janelas, colchas e panejamentos com motivos cristãos e principalmente contribuam para que o Natal seja uma altura de solidariedade e não uma época consumista passada nos shoppings na luta desenfreada pelos presentes que só vão aumentar o endividamento das famílias !!!

Um Santo Natal e um Ano de 2010 melhor que este cinzento 2009.


P.S.- Viram a ordinarice e rasquice de feira que se criou à volta da famosa arvore Zon – a arvore está fantástica!!! O “circo” à volta é que está fatal !!!

1 comentário:

  1. Meu Caro João Pedro

    Parabens pelo blogue e sobretudo pelo excelente texto. Tens toda a razão, Lisboa estava de uma pobreza Franciscana no que diz respeito a iluminações de Natal, sobretudo com muita falta de gosto.

    Um abraço amigo e vou passando por aqui de vez em quando.

    Zé Tomaz

    ResponderEliminar